sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cérebro demora 20 minutos para registrar que estômago está cheio

Quando estamos com muita fome, o primeiro impulso é comer tudo o que vem pela frente e repetir em seguida – sem falar na sobremesa.
O problema é que o cérebro leva cerca de 20 minutos, a partir da primeira garfada, para registrar que o estômago está cheio. Portanto, quanto mais rápido você se alimentar, mais tenderá a comer e a engordar.
Para explicar os mecanismos da fome e da saciedade, o Bem Estar desta quarta-feira (27) contou com a presença do endocrinologista Alfredo Halpern e do psiquiatra e especialista em transtornos alimentares Adriano Segal.


Segundo eles, a ordem dos alimentos pode influenciar nesse processo, por isso é melhor começar pela salada. E é importante controlar a ansiedade para não abusar na quantidade de comida. Outras dicas são: tirar as travessas da mesa, planejar o que comer, olhar para os alimentos antes e mastigar bem.

O programa propôs um teste com uma família durante dois dias: os participantes deveriam esperar pelo menos 20 minutos antes de repetir o prato. Na enquete do nosso site, 65% dos que puseram o autocontrole à prova conseguiram aguardar 20 minutos e não se servir mais. Outros 22% não aguentaram esperar esse tempo mínimo e repetiram; e 13% esperaram e repetiram, porque a fome continuou.

Alguns alimentos que aumentam a sensação de saciedade são:
- Abobrinha
- Berinjela
- Alface
- Laranja
- Mamão
- Banana


Gosto muito de assistir esse programa, acho q eles finalmente acertaram em alguma coisa útil pelas manhãs ... a linguagem q eles usam é muito clara, fica fácil pra qualquer pessoa entender ,independente de idade...


#FicaDica


2 comentários:

  1. otima dica..eu preciso ter muito cuidao com esa questão da saciedade porque como muito rápido...sou capaz de comer um sanduíche em 5 minutos ou menos...bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu já havia prestado atenção que toda vez que estou com muita fome, como rápido e acabo não me satisfazendo com o que escolhi para comer, querendo sempre mais! E agora, com uma bebezinha de 3 meses parece que a gente só come agoniada.

    Mas estou firme e forte com minha RA e adorei seu blog... dicas ótimas! Vou te seguir!

    Bom final de semana!

    ResponderExcluir